-
Arquitetos: Hugo Kohno Architect Associates, Interdesign Associates
- Área: 326 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Comercial (MCEC, em sua sigla em inglês) é um centro de trocas para produtos localizados no centro do Parque Logístico e Comércio Internacional. Esta região está posicionada como uma sede regional da Nova Rota de Seda da China, e um novo desenvolvimento urbano recentemente foi iniciado aqui. O MCEC possui um rico passado histórico e cultural da Rota da Seda, e a paisagem urbana como um marco referencial representando o comércio internacional com uma nova infraestrutura de transportes para o MCEC.
O complexo é composto de sete edifícios que podem ser categorizados como:
- 'edifícios-ponte' representando a conexão entre os transportes norte-sul e leste-oeste, as Torres A, C, D e E;
- 'selo de ouro', edifício representando as trocas e comércio internacional, a Torre B;
- 'edifícios-portão', um conjunto de colunas hexagonais representando o novo desenvolvimento urbano, as torres F e G.
Gerando silhuetas complexas, estes edifícios expressam a sequência dinâmica da paisagem urbana que muda constantemente em todas as direções de acordo com os pontos de vista em movimento.
MCEC consiste de instalações de serviço para as funções principais que incluem salas comerciais, salas de reuniões e de conferências. As torres A, B e C, e as Torres D e E são edifícios contínuos que se conectam através de halls de entrada semi externos com espaços abertos com pé direito de 5 pavimentos e cobertura de vidro. As Torres F e G são edifícios administrativos independentes, e ambos são acessíveis a partir das entradas norte e sul, localizadas em um hall de entrada com espaços abertos de pavimento duplo.
Torre B abriga a sede operacional do MCEC e está revestida em uma fachada tri-dimensional que se estende ao alto com padronagem irregular. Suas aberturas no formado hexagonal visualizam a rede de padrões. As outras seis torres são revestidas em vidro reflexivo instalados em vários ângulos, refletindo os padrões hexagonais. Além disso, eles conectam o interior e o exterior enquanto ativam o espaço para as atividades comerciais.
Definimos códigos de projeto especiais para estes edifícios relacionados à produção de elementos metálicos; as paredes em vidro deveriam ser desenhadas em relação à estrutura metálica. A proporção dourada é aplicada ao edifício dourado (Torre B), a relação de platina aos 'edifícios-ponte' (Torres A, C, D e E); e a relação de bronze aos edifícios-portões (Torres F e G). Além disto, cada fachada se divide em diferentes tamanhos de acordo com sua orientação. As linhas de pontos na fachada são de vidro serigrafado com elementos de proteção solar e equipadas com a iluminação de LED interna. Durante a noite, fragmentos de fluxo de luz viajam ao longo da fachada de acordo com o movimento especial do programa de iluminação, e essa transformação nas fachadas cria uma paisagem urbana espetacular e ativa.